Dra. Mariana Simeoni Monteiro de Guimarães

Cirurgia Geral / Videolaparoscopia

Meus Seviços

Cirurgias Videolaparoscopicas

A videolaparoscopia é uma técnica que realiza procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

Cirurgia Minimamente Invasiva

A cirurgia minimamente invasiva tem como objetivo a máxima preservação da anatomia com a mínima agressão ao organismo, mas suficiente para resolver o problema. Cicatriz cirúrgica reduzida, menos dor pós-operatória, menor taxa de complicações,  retorno mais rápido as atividades habituais.

Cirurgias Ginecológicas

Cirurgia geral compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Cirurgias do Aparelho Digestivo

Trata, por meio de procedimentos cirúrgicos, as doenças benignas e malignas que afetam o trato gastrointestinal, desde o esôfago até o reto e ânus. "Isso inclui também as glândulas anexas como fígado e pâncreas e as vias biliares.

Tratamentos X Patologias

Hérnia Abdominal

A hérnia abdominal é caracterizada por um abaulamento de algum órgão da barriga para fora do corpo que, geralmente, não causa sintomas, mas pode provocar dor, inchaço e vermelhidão no local. O tratamento para a hérnia abdominal é feito através de uma cirurgia para recolocar aquela parte do órgão por trás dos músculos abdominais. A cirurgia é simples, sem a necessidade de anestesia geral e, geralmente, a pessoa permanece no hospital por apenas 1 dia.

Hérnia de Hiato

A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma - músculo que separa o tórax do abdômen e que é utilizado na respiração. A hérnia de hiato em geral causa uma perda de força da musculatura da passagem do esôfago para o estômago, causando o refluxo, que é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, e é a causa mais comum de refluxo gastro esofágico. A cirurgia é geralmente reservada para situações em que os sintomas são muito intensos, quando a hérnia é muito grande com risco de comprimir as estruturas do tórax (hérnia maiores que 5cm).

Hemorróidas

Hemorroida são veias inchadas, inflamadas e doloridas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus.  A maior parte das situações os cuidados com a hemorroida são caseiros. Mas, em alguns casos mais graves de hemorroida, principalmente a partir do grau II, pode ser que seja necessária uma intervenção cirúrgica. Na hemorroidectomia, o cirurgião retira as veias inflamadas que causam sangramento e dor. Este procedimento é indicado principalmente para pessoas com quadro recorrente.

Pedra na Vesícula

Pedra na vesícula  é um problema caracterizado por pequenas pedras que se formam na vesícula biliar, órgão localizado no lobo inferior direito do fígado onde a bile se concentra e de onde é lançada sob a influência de um hormônio intestinal. ​O tratamento para pedra na vesícula pode ser feito com dieta adequada, uso de remédios, ondas de choque ou cirurgia, e vai depender dos sintomas apresentados, do tamanho das pedras e de outros fatores como idade, peso e outras doenças existentes, como diabetes e colesterol alto.

Diverticulite Aguda

Diverticulite é a inflamação e/ou infecção de uma ou mais bolsas com formato de balão (divertículos) que podem se desenvolver no intestino grosso. A diverticulite causa dor abdominal, sensibilidade e, às vezes, febre. Pessoas com diverticulite leve são tratadas com repouso, dieta líquida por alguns dias e, às vezes, antibióticos por via oral. Caso apresentem sintomas graves, elas são hospitalizadas para tratamento com antibióticos por via intravenosa e, algumas vezes, drenagem de pus usando-se uma agulha ou realizando-se um procedimento cirúrgico para remover o segmento afetado do intestino.

Úlcera Gástrica

Quando o estômago não está saudável, os ácidos começam a atacar o revestimento dos órgãos envolvidos na digestão, assim levando as úlceras gástricas e por vezes do duodeno também. Isso pode resultar em algumas complicações se não diagnosticado e tratado a tempo, como a hemorragia digestiva alta. Dependendo da gravidade se faz necessário a intervenção cirúrgica imediata.

Depoimentos

Formação

Formação Acadêmica

- Graduada em Medicina pela Universidade Estácio de Sá desde dezembro de 2012.
- Pós graduação em cirugia videolaparoscopica avançada - universidade positivo em 2020.

Residência Médica

Em cirurgia geral - Hospital Central do Exército 2018.

Área de Atuação

Cirurgias videolaparoscopicas
Cirurgia minimamente invasiva
Cirurgias do aparelho digestivo