icon1 Nossos Serviços

Realizamos consultas de rotina para prevenção, acompanhamento e tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres incluindo o acompanhamento do Pré-Natal, realização de Partos, Cesáreas, Cirurgias Ginecológicas e Coleta de Sangue do Cordão Umbilical.

Toda mulher que teve ou tem vida sexual deve consultar o ginecologista uma vez por ano para se submeter a uma avaliação clínica que inclui o exame de toque, o exame pélvico e a coleta do material para o Papanicolau.

O Exame Interno ou Pélvico, aquele feito com ajuda do espéculo, permite ao médico coletar material e observar o colo do útero atrás de sinais de corrimentos indesejáveis, de doenças e suspeita de câncer.

O Câncer Cervical, também chamado de câncer de colo do útero ainda afeta muitas brasileiras. No exame de toque com apalpação abdominal o ginecologista consegue perceber se existe alguma irregularidade nos ovários, trompas de falópio e no útero

Os casos em que o exame pélvico deve ser repetido em menos de um ano:

• Sangramento fora das menstruações ou fluxo menstrual muito intenso;
  • Sangramento após a menopausa;
  • Irritação ou coceira nos genitais ou corrimentos suspeitos;
  • Dor e sangramento durante a relação sexual;
  • Presença de sinais estranhos como manchas, verrugas ou vermelhidão na vulva (a região da entrada da vagina).

AGENDA REGULAR DE EXAMES GINECOLÓGICOS E PREVENTIVOS DE SAÚDE FEMININA.

Além da consulta regular ao ginecologista, as mulheres sexualmente ativas devem fazer exames preventivos conforme a agenda abaixo descrita.

• Exame Pélvico e das Mamas – Anual – O exame consiste na visualização do colo do útero, com toque e apalpação dos órgãos reprodutivos e dos seios para verificar a presença de corrimentos anormais e infecções ou doenças na região do colo do útero, de nódulos e outras irregularidades nos ovários, trompas e nas mamas.
  • Mamografia – Anual – O exame consiste na investigação radiológica das mamas para detectar microcalcificações e outros sinais do câncer de mama.
  • Papanicolau (útero) – Anual – Após 20 anos de idade – O exame consiste na análise de células retiradas do colo do útero para detectar o câncer de colo de útero. Anualmente, no início, durante três anos consecutivos. Diante da ausência de irregularidades depois disso, a critério médico.
  • Colposcopia (útero) – Anual – Após 20 anos de idade – O exame consiste na observação visual do colo do útero ampliada com o auxílio de fonte de luz e lupa para detectar a presença de infecções, irregularidades ou sinais de doença. Anualmente, no início, durante três anos consecutivos. Diante da ausência de irregularidades depois disso, a critério médico.
  • Colesterol e Triglicérides – O exame consiste na análise laboratorial do sangue para prevenir doenças cardiovasculares, principalmente para mulheres fumantes, hipertensas, com história familiar de colesterol elevado ou com obesidade.
  • Glicemia de Jejum – De acordo com a orientação médica – O exame consiste na análise laboratorial do sangue para prevenir o diabetes, principalmente para mulheres com suspeita de distúrbio associados à produção de insulina.
  • Eletrocardiograma em Repouso – De acordo com a orientação médica – Após 35 anos de idade – O exame consiste na observação da frequência cardíaca em descanso para detectar problemas com o batimento cardíaco.
  • Eletrocardiograma de Esforço – De acordo com a orientação médica – Após 35 anos de idade – O exame consiste na observação da frequência cardíaca em movimento acelerado para medir o potencial adequado de esforço físico, principalmente em mulheres sedentárias que pretendem iniciar atividades de condicionamento físico.

Golden Clinic
Ginecologia, Obstetrícia & Cirurgia Geral