Áreas de Atuação
- A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
- A ultrassonografia usa ondas sonoras de alta frequência (ultrassom), para produzir imagens de órgãos internos e de outros tecidos. Um dispositivo chamado de transdutor converte a corrente elétrica em ondas sonoras, que são enviadas para os tecidos do corpo.
- As ondas sonoras se chocam com as estruturas do corpo e são refletidas de volta para o transdutor, que converte as ondas em sinais elétricos. Um computador converte o padrão de sinais elétricos em uma imagem, que é exibida em um monitor e registrada em filme ou fita de vídeo, ou como uma imagem digital de computador. Não são usados raios X.
- A ultrassonografia é indolor, considerada muito segura, mesmo durante a gestação.
PROCEDIMENTO DE ULTRASSONOGRAFIA
- Se o exame estiver sendo feito no abdômen, pode-se pedir que o paciente não coma ou beba por várias horas antes do teste.
- Normalmente, o examinador aplica um gel espesso sobre a pele da área a ser examinada para garantir boa transmissão do som.
- Um transdutor portátil é colocado sobre a pele e movido sobre a área a ser avaliada.
- Para avaliar algumas partes do corpo, o examinador insere o transdutor no corpo, como, por exemplo, na vagina para ter uma imagem melhor do útero e dos ovários, ou no ânus, para ter uma imagem da glândula próstata.
- Para avaliar o coração, o examinador, algumas vezes, conecta o transdutor a um tubo de visualização, chamado endoscópio, e o passa pela garganta para o esôfago. Esse procedimento é chamado de ecocardiografia transesofágica.
- O paciente pode retomar suas atividades normais imediatamente depois do exame.
- A ultrassonografia não usa raios X.
USOS DA ULTRASSONOGRAFIA
- As imagens de ultrassom são adquiridas rapidamente o suficiente para mostrar o movimento dos órgãos e das estruturas do corpo em tempo real (como em um filme). Por exemplo, os movimentos dos batimentos cardíacos podem ser vistos em tempo real, mesmo no feto.
- A ultrassonografia é usada, com eficácia, para procurar crescimentos e objetos estranhos que estão próximos à superfície do corpo, como na glândula tireoide, nas mamas, nos testículos e nos membros, e também em alguns nódulos linfáticos.
A ULTRASSONOGRAFIA É MAIS USADA PARA AVALIAR:
- Órgãos Reprodutores Femininos: Para detectar tumores e inflamações nos ovários, nas trompas de Falópio ou no útero
- Gravidez: Para avaliar o crescimento e o desenvolvimento do feto, e para detectar anormalidades da placenta como uma placenta deslocada, chamada de placenta prévia.
- Coração: Para detectar anormalidades na maneira como o coração bate, anormalidades estruturais, como válvulas cardíacas defeituosas e aumento anormal das câmaras ou paredes do coração (a ultrassonografia do coração é chamada de ecocardiografia)
- Vasos Sanguíneos: Para detectar vasos sanguíneos dilatados e estreitados
- Vesícula e Trato Biliar: Para detectar pedras na vesícula e bloqueios dos dutos biliares ( Exames de diagnóstico por imagem do fígado e da vesícula biliar : Ultrassonografia)
- Baço, Fígado e Pâncreas: Para detectar tumores e outros distúrbios ( Exames de diagnóstico por imagem do fígado e da vesícula biliar : Ultrassonografia)
- Trato Urinário: Para distinguir cistos benignos de massas sólidas (que podem ser câncer) nos rins ou detectar bloqueios, como pedras ou outras anormalidades estruturais nos rins, nos ureteres ou na bexiga
- Biópsia: A ultrassonografia também pode ser usada para guiar os médicos quando eles removem uma amostra de tecido para biópsia. A ultrassonografia pode mostrar a posição do instrumento da biópsia e também a área em que a biópsia será feita (como uma massa). Assim, os médicos podem ver onde inserir o instrumento e poderão guiá-lo diretamente para seu alvo.
TIPOS DE ULTRASSONOGRAFIA USADAS NA GINECOLOGIA
- Ultrassonografia Ginecológica – Permite uma análise minuciosa dos órgãos internos do sistema reprodutor feminino, tais como o útero e os ovários.
- Ultrassonografia Obstetrícia – Permite acompanhar o desenvolvimento do bebê (embrião ou feto) no interior do útero de uma mulher.
- Ultrassonografia Doppler Obstétrica – Permite avaliar as circulações sanguíneas no feto, entre o feto e a placenta e entre a mãe e a placenta. Também é feito para monitorar e saber a localização exata e condições da placenta.
- Ultrassonografia Morfológica – Exame onde são analisados detalhes minuciosos do desenvolvimento do bebê, medidas, estrutura e formato da cabeça do bebê, assim como todos os demais ossos, são visíveis durante a realização deste exame.
- Ultrassonografia Transluscência Nucal – Exame realizado para calcular o risco de o bebê apresentar alguma malformação ou síndrome.
- Ultrassonografia 3D/4D – Geram imagens com perfeição e realismo, tornando possível ver pequenos detalhes do rosto do bebê.
Golden Clinic
Ginecologia, Obstetrícia & Cirurgia Geral
Rua Santa Clara 50 - Sala 603 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ